Recuperação das Nascentes: Por que se preocupar?

nascente

Seria impossível imaginar as nossas vidas sem água, certo? Não poderíamos irrigar plantações, abastecer as cidades, nem gerar energia elétrica para todo o país. 

Portanto, podemos nos considerar pessoas de sorte, já que o Brasil tem a maior rede hidrográfica do globo terrestre responsável por abastecer todo o nosso território. E as nascentes têm grande papel nisso, uma vez que elas são a porta de saída da água presente nos lençóis freáticos, formando assim os cursos d’água.

Contudo, a situação atual é alarmante. A região sudeste do Brasil tem sofrido muito com a falta de chuvas nos últimos anos e esse fato acabou provocando a recente estiagem que atingiu os reservatórios do sistema Cantareira. Isso interfere diretamente no abastecimento dos lençóis freáticos e consequentemente no afloramento de água nas nascentes.

Além desse, há outros fatores que podem degradar as nascentes. Caso você tenha alguma em sua propriedade, fique atento para não realizar essas práticas:

      • Queimadas: Além de oferecer outros problemas para a região, a queimada destrói a cobertura orgânica na camada superficial do solo, o que dificulta a absorção de água pelo solo.

        • Compactação do solo: O solo compactado é aquele pouco poroso e pouco permeável fazendo com que o seu poder de infiltração diminua, e ao chover, a água é escoada pela superfície do solo, não abastecendo os lençóis freáticos. Por isso, tenha cuidado ao permitir o acesso de animais de grande e médio porte e de maquinário agrícola próximo às nascentes. 

      Caso você realize alguma dessas práticas e/ou possui uma nascente que não está aflorando água como antes, não precisa se desesperar. Atualmente há formas de estimular o afloramento de água das nascentes, como por exemplo a plantação de determinadas espécies de árvores ao redor da nascente, que já vem sendo utilizada em muitas propriedades.

      Se interessou pelo assunto? A Agrha Consultoria realiza projetos de recuperação de nascentes onde identificamos e analisamos cada nascente de sua propriedade para aconselhar o melhor método de recuperação. Entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos consultores comerciais.


      Escrito por Victória Costa.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Notícias Relacionadas

      Categorias

      Redes Sociais