Por que ter uma composteira em 2023?

O Brasil produz, somente em um ano, 80 milhões de toneladas de lixo urbano, sendo que cerca de 50% deste material se trata de resíduos orgânicos que podem ser transformados em adubo de excelente qualidade. No entanto, apenas 1% desse lixo orgânico é realmente reaproveitado no país, o que mostra a necessidade de uma maior propagação das atividades de reutilização dos resíduos, que além de minimizar impactos ambientais, são capazes de gerar benefícios econômicos. A partir dessa ideia, uma forma de produzir adubo a um custo muito baixo é através da compostagem.

O que é a compostagem?

A compostagem trata-se de um processo simples, higiênico e econômico que recicla os restos de matéria orgânica, como por exemplo: frutas, verduras, cozidos e folhas. Dessa forma, a ideia é reproduzir as condições naturais necessárias para o processo de degradação da matéria orgânica. E para que a compostagem seja realizada de maneira ideal, esse método vai depender do controle de umidade, temperatura, nível de oxigênio e do balanço de nutrientes.

Desse modo, após a compostagem, obtém-se um composto orgânico, que pode ser usado como adubo para melhorar o solo com o objetivo de enriquecê-lo e potencializar a saúde das plantas, e também o chorume produzido pode ser usado como fertilizante, substituindo produtos químicos que contaminam o meio ambiente. 

Como e onde implementar a composteira?

O processo de compostagem é algo que não demanda muitos gastos, e, para implementar uma composteira em sua residência você irá precisar: escolher um modelo que utilize materiais fáceis de encontrar (podendo ser em leiras, caixas etc), separar os resíduos orgânicos que serão utilizados, e, o mais importante que é ter cuidado ao seguir os passos de montagem e manutenção. A Consultoria Ambiental pode te auxiliar nesse processo.

Logo, se você deseja implementar uma composteira na sua residência ou propriedade, é essencial escolher um local que facilitará o manuseio dos materiais, essa estratégia irá maximizar a agilidade e eficiência no processo de manutenção. Ademais, a estrutura de sua composteira pode ser implementada em diversos locais, e, o tamanho irá variar de acordo com a quantidade de resíduos orgânicos produzida, e também com o espaço disponível em sua residência.


Escrito por Andressa Barbosa e Clara Tostes.

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais