Como reduzir o lixo em tempos festivos

consumismo e lixo excessivo

Qual a importância do PGRS no consumo consciente? 

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é uma proposta, podendo até ser um documento exigido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para algumas empresas. Contém práticas para diminuir o lixo gerado inutilizado, por meio da coleta seletiva ou práticas de reciclagem. 

Este plano vem em defesa do meio ambiente, pois muitos desses dejetos que não tem seu descarte de forma correta, além de permanecerem na Terra por centenas de anos, ainda soltam substâncias tóxicas e nocivas para o ambiente e para os seres vivos. 

O consumo consciente é a noção de comprar somente o necessário, visando o menor desperdício possível. Isto pode ser no ramo de compras de eletrônicos, roupas, brinquedos, entre outros, que na sociedade consumista são influenciados a terem a sua compra em massa, tendo sempre o item mais novo, mais moderno e muitas vezes sem a sua necessidade. Esse tipo de consumo visa a diminuição do lixo e a sua ressignificação.

Com isso, podemos ver que as duas iniciativas se complementam, com o consumo consciente tendo a diminuição de compras e o PGRS tendo a destinação correta desse lixo. Os dois têm o mesmo objetivo, diminuir os dejetos desperdiçados e ajudar o meio ambiente, combatendo o consumismo desenfreado.

Como esse lixo é gerado?

Dezembro é o mês das confraternizações, com o Natal e o Ano Novo, são datas comemorativas onde se juntam todas as famílias, amigos e são feitos grandes encontros com presentes e mesas enormes cheias de comidas.

 No entanto, se não tiverem o cuidado com o lixo, podem ser festas que prejudicam muito o meio ambiente, com o aumento dos dejetos jogados fora. Desde embalagens de presentes, aparelhos eletrônicos descartados e trocados por novos até as comidas desperdiçadas das ceias, tem-se muitas vezes o destino incorreto, gerando enormes montanhas nos lixões. 

O PGRS e o consumo consciente devem ser praticados na época de final de ano, buscando ajudar o meio ambiente e diminuir as ações do consumismo. 

Como praticar o consumo consciente?

Adotar práticas de consumo consciente não significa parar de consumir, mas consumir melhor e diferente. Aqui vão algumas dicas de como praticar um consumo consciente nas festas de fim do ano, reduzindo assim o despejo desnecessário de resíduos: 

Presentes Conscientes
  • Organizar um troca-troca de roupas com amigos ou parentes que possuem filhos em idades próximas é uma ótima ideia. O que não serve mais para vocês pode ser muito útil para outros.
  • As embalagens também merecem uma atenção especial. Grande parte do lixo produzido no Brasil é formado por embalagens, provocando um enorme impacto ao meio ambiente. Para evitar a geração desnecessária de resíduos nesse final de ano, opte por embalagens mais simples e feitas de materiais reciclados. Após o uso, faça o descarte adequado do material.
  • Uma maneira econômica e simples de evitar o consumo exacerbado nessa época do ano é propor um “amigo secreto” ou dar presentes simbólicos para uma ou mais pessoas em conjunto entre seus amigos e familiares. Algo feito artesanalmente por você pode ser uma opção criativa que pode driblar o consumismo e surpreender a todos, além de ser original, cativante e sentimental.
Ceia Sustentável
  • Utilize sobras de alimentos para fazer novas receitas! Você já reparou quantas “restos” vão ao lixo nesta época do ano? No Brasil, em média, um terço do que compramos em alimentos vai direto para o lixo. Portanto, é importantíssimo que sua festa não aumente ainda mais este desperdício.
  • Na mesa, utilize materiais reutilizáveis, evitando copos e pratos de plástico.
Decoração Natalina
  • Use enfeites recicláveis, na árvore e em presépios ou guirlandas. Faça um troca-troca entre familiares e amigos, dessa forma, todo ano vocês podem ter decorações diferentes sem precisar comprar novos enfeites todos os anos. 

  • Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir. Economize energia.      

Por que se preocupar com isso agora?

Além de levar em conta os impactos de cada compra realizada pela empresa, uso e descarte de produtos inutilizáveis, sobre o meio ambiente, a sociedade e, principalmente, sobre as suas finanças, os consumidores conscientes também buscam por parceiros com compromisso com o desenvolvimento socioambiental. Ou seja, só compram ou buscam serviços de empresas que possuem políticas ambientais e sociais bem definidas.

Utilize nossas dicas para reduzir a quantidade de lixo gerada pela sua empresa e pratique o consumo consciente, seja na festa de confraternização neste fim de ano, seja durante o ano todo. 

Por que fazer a consultoria em vez da implementação direta?

Através de análises técnicas, a consultoria potencializa os resultados de um projeto, aumentando a eficiência da solução com direcionamentos e informações que serão necessárias de acordo com a demanda de cada propriedade. 

A consultoria garante então, que esse sua empresa fique ciente de suas obrigações legais perante às legislações vigentes, evitando multas, acidentes e danos ao meio ambiente. Além de minimizar os riscos e evitar prejuízos advindos de acidentes. 

Portanto, nosso serviço é feito de forma diferenciada para cada projeto e propriedade, utilizando pesquisas e orientações, visando eficiência nos resultados e a satisfação com a qualidade do projeto. 

Se interessou e quer saber mais sobre nosso serviço de consultoria? Entre em contato conosco e faça seu orçamento!


Escrito por Gabriela Bendelak e Juliana Carneiro

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais